domingo, 14 de outubro de 2012

Preciso levar mais a sério

Sabe aquele medinho de descobrir o que a gente já sabe? Eu tô assim, porque sei que não estou pegando firme na minha alimentação.
Não adianta dar desculpas de visitas, marido, quando a gente quer consegue...


Tenho pouco tempo pra minha meta de 5kg e não tenho feito muito pra isso.


Fiz sim caminhada todos os dias (com exceção de sexta por causa de visitas...) e não fiz a hidro também devido ao feriado, mas a alimentação, que acho ser o principal, deixei muito a desejar.
Peguei essas dicas pra me ajudar, a 11 não faz parte da minha vida, não bebo nada alcólico, mas as outras tenho que seguir à risca; principalmente a 1, 6 e 12!

Confira as 14 metas da educação alimentar, indicadas pelo Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

1) Faça de 5 a 6 refeições por dia.
2) Frutas na sobremesa e nos lanches.
3) Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
4) A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
5) Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
6) Modere nos açúcares e nos doces.
7) Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
8) Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
9) Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.
10) Coma uma porção de leguminosas por dia.
11) Reduza o álcool. Evite o consumo diário.
12) Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
13) Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
14) Aprecie sua refeição. Coma devagar

Peguei também outras dias diversas que sei que se seguir consigo meu objetivo!

* Há dias em que o corpo exige o afago de uma barra de chocolate. Não ignore esse clamor sob o risco de aumentar a ansiedade. "Limite a porção a uma barrinha pequena e prefira os chocolates mais amargos, com 70% de cacau";

* Durma bem. Privar o organismo do descanso provoca a liberação de cortisol, levando o nível de estresse às alturas. Em média, seis horas e meia de sono profundo por noite, sem interrupções, ajudam a reduzir a ansiedade e até o apetite

Anote todos os dias o que você comeu e quais exercícios praticou"Quem anota o que entrou no cardápio todo santo dia tem mais clareza dos deslizes. E não estou me referindo só à quantidade, mas também à qualidade do que foi para o prato." Ficar na saladinha, mas caprichar na maionese, é uma cilada da qual você só se dá conta depois que avalia o menu da semana inteira. Outra roubada é pular uma refeição achando que assim saiu ganhando. Só que, na seguinte, acaba passando dos limites. O diário alimentar ajuda a manter a autodisciplina. Mas não precisa sacar do bloco e da caneta. Já pensou em criar um blog? Faça isso e divulgue para familiares e amigos. Eles vão gostar de saber do seu sucesso (veja o item 6, na próxima página).
Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boca. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingeri-lo.

* Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.

* Estipule horários para as refeições.


* Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência.

* Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.

* Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de “regime”, mande um audível “não”. Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias.

* Sem jejum: Muitas pessoas pensam que se pularem uma refeição estarão comendo menos e emagrecendo. Acorre o contrário, pois cada refeição feita após o jejum é marcada pela voracidade e assim a pessoa acaba comendo mais.

* Não coma quando estiver cansado: Você vai querer comer rápido, não vai escolher os alimentos que realmente quer comer para ir descansar logo, então descanse primeiro ao menos 10 minutos, respire fundo, ou vá tomar banho antes de ir comer.

Se eu fosse copiar tudo, esse post ficaria imenso... Mas vou me guiar por essas e outras mais que sei que poderão me ajudar, sem fazer jejum, pular refeições e cair de boca no chocolate ou outro doce...aff

Dai-me forças Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário