terça-feira, 7 de julho de 2015

Intolerante a glúten... Será?




Agora a tarde, dando uma olhada no Facebook vi uma reportagem sobre sintomas de intolerância a glúten. Até aí tudo bem, porque nunca tive curiosidade, mas me chamou atenção a foto da postagem, uma comparação da pele humana com a pele do frango... isso mesmo, aquelas bolinhas que fica na pele do frango após a depenação, (? existe essa palavra?)  sabe? 
Eu tenho essas bolinhas em algumas partes do corpo e isso me irrita profundamente.
Foi então que fui ler a matéria e busquei em outros sites também e percebi que tenho vários, eu disse vários sintomas da intolerância. Mas algo que me chamou muito atenção e me fez decidir tirar o glúten foi a infertilidade sem causa.

Eis alguns sintomas:
Cinco sinais que podem indicar intolerância ao glúten
- Problemas gástricos – diarreias, prisão de ventre, produção excessiva de gases, estufamento abdominal e refluxo são exemplos desse tipo de problema. Se o corpo é intolerante ao glúten, ao consumi-lo o organismo não consegue digerir a proteína, respondendo com esses sintomas indesejados.
- Enxaqueca – o glúten pode atrapalhar o metabolismo do corpo humano. Com o funcionamento mais lento, o organismo não consegue eliminar toxinas e favorece o aparecimento de dores de cabeça e enxaqueca.
- Distúrbios neurológicos e energéticos – fadiga, confusão, alteração de humor, depressão ou cansaço – são sintomas mais comuns e podem aparecer principalmente após o consumo de glúten. A explicação é a dificuldade em absorver nutrientes causada pelos danos na mucosa intestinal.
- Resistência insulínica e diabetes – o trigo possui a capacidade de elevar os níveis de glicose no sangue – o que dá início à montanha russa de glicose e insulina que estimula o apetite e promove acúmulo de gordura visceral. O ganho de peso leva à uma alteração na sensibilidade à insulina, condição fundamental para o desenvolvimento do diabetes.
- Ansiedade, compulsão alimentar – as exorfinas derivadas do glúten têm potencial para gerar euforia, dependência e estimular o apetite.
 
(retirado do site Donna)
E esses que me deram muita certeza... são 12 esses 4 eu tenho!
Sinais de desequilíbrios hormonais, tais como TPM, ovário policístico ou infertilidade inexplicada.
Sintomas neurológicos, tais como tontura ou sensação de perda de equilíbrio
Dificuldade para perder peso.

“Ceratose folicular”, que é o termo médico para descrever aquelas bolinhas na parte de trás do braço (região do tríceps), como se fossem pelinhos encravados. Isso pode ser deficiência de vitamina A secundária à má absorção desse nutriente no intestino.
Inflamação, inchaço ou dores nas suas articulações, como joelhos, quadril e dedos da mão. 
(retirado do site Atmosfera Feminina)
Já venho há um bom tempo pensando em começar a correr. Estou apenas esperando me mudar aqui, que graças a Deus está bem perto!! Aqui não tem lugar para caminhar ou correr...muito chato.
E agora com essa "descoberta" acho que vou finalmente começar a mudar alguns hábitos.
Fui hoje ao GO e decidi que vou tentar engravidar novamente, e a retirado do glúten da minha vida com certeza fará parte disso.
Vou conversar com um médico, pedir para fazer o teste, somente para confirmar. Porque eu realmente não tenho mais dúvidas!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário